#03
[ download .pdf ]
01 Agir e comunicar
02 Estratégia solidária
03 Imitando a vida
04 Entrevista: Flávia Moraes
05 Notas


#01 #02  #03  #04  #05  #06  #07
#08 #09 #10





Há um bom tempo, o tema sustentabilidade tem estado presente na vida das pessoas, das corporações, dos governos, enfim, em praticamente todos os setores. E não é para menos. A sociedade tem tomado consciência da necessidade de agir de maneira a não esgotar os recursos dos quais depende sua sobrevivência.

Dentro desse movimento, o setro empresarial tem sido um dos setores mais cobrados. Mas temos de tomar cuidado para não pensar em sustentabilidade como um fim em si, como se, a partir da ação empresarial, todos os nossos problemas fossem resolvidos num passe de mágica. Equilíbrio é a palavra-chave.

Sabemos que uma empresa só sobrevive se constrói uma relação amigável com o meio ambiente e a sociedade. Se desperdiça matéria-prima e polui sem preocupações, não funciona. E se fica distante, sem investir em desenvolvimento social e cidadania, morre isolada diante do mercado.
Um empreendimento só se mantém quando há equlíbrio entre lucro, crescimento e sustentabilidade. Sem lucro não cresce e, em consequência, não se sustenta.

A permanência no mercado depende da visibilidade que as empresas conseguem para a sua marca. E ações que mostrem a capacidade da empresa de contribuir para a sustentabilidade social e ambiental representam uma forma de ampliar sua visibilidade.

Nesta Yemni Magazine falamos sobre isso. Mostramos uma ação de apoio dos restaurantes America à Casa Hope, envolvendo uma rede de solidariedade que, para se efetivar, contou com a participação de seus clientes. Numa progressão geométrica, a marca circulou de mão em mão e a instituição, que atende crianças e jovens com câncer, saiu ganhando.

Entrevistamos uma grande especialista, Flávia Moraes, ex-executiva na área de sustentabilidade de uma multinacional e, hoje consultora, palestrante e professora da Fundação Getúlio Vargas. Tratamos, também, da importância da comunicação e das ações sustentáveis reais das empresas. E, para completar, abordamos o assunto por um ângulo estético: falamos sobre o aproveitamento das sábias soluções da natureza no design.

Espero que aproveite!

Vitor Patoh

2010 © Yemni – Branding Design & Comm.
rua faustolo, 595 . 05041.000 . são paulo . sp . fone: 55 (11) 3018 8232