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01 Valores sustentáveis
02 Presença que faz a diferença
03 QR Code: conexão direta
04 Entrevista: Marta Sobral Notas
05 Notas



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#08 #09 #10



Presença que faz
a diferença


POR Danielle Borges

Executando projetos de grande impacto
nas com unidades onde atua, a OAS investe
em ações sociais e colhe os frutos do forta lecimento

Uma empresa que leva o desenvolvimento a lugares onde ele ainda não passa de uma vaga ideia. Com um perfil como esse, a Construtora OAS poderia ficar satisfeita realizando apenas o trabalho para o qual é contratada. Afinal, erguer obras de engenharia, principalmente de infraestrutura, já é uma ação positiva em si. Mas nada é tão simples. Ao mesmo tempo em que constrói usinas e estradas, a empresa causa fortes impactos nas regiões onde atua. Lidar com o lado negativo de sua ação é um enorme desafio.

Para proporcionar uma compensação direta às comunidades locais e, principalmente, fazer algo além do que é exigido por lei, a OAS investe em diversas ações sociais. Os resultados dessa atitude podem ser medidos por meio da melhoria da qualidade de vida das milhares de pessoas beneficiadas, do aumento da produtividade dos trabalhadores e da valorização da marca. A Yemni está presente nessas ações por meio da identidade visual desenvolvida para a Escola OAS. Em salas de aula adaptadas nos canteiros de obras, a instituição oferece cursos de alfabetização e especialização. Fernanda Oliveira, gerente de responsabilidade social da Construtora OAS, explica o projeto: “Ele nasceu de uma motivação maior do que o fortalecimento da marca: a vontade e o dever da OAS, como uma das maiores empresas de engenharia do País, de contribuir para a erradicação do analfabetismo, que ainda alcança altos índices entre os trabalhadores da construção civil”.

O projeto nasceu de uma motivação maior do que o fortalecimento da marca: a vontade e o dever da OAS, como uma das maiores empresas de engenharia do País, de contribuir para a erradicação do analfabetismo, que ainda alcança altos índices entre os trabalhadores da construção civil.”

Fernanda Oliveira, gerente de responsabilidade social
da Construtora OAS

Para refletir essa postura, foi desenvolvida uma marca que lembra o crescimento pessoal conquistado pelos participantes do projeto. “Utilizamos uma escada caracol como símbolo, para transmitir ascensão. Desenvolvimento, crescimento e aprendizado eram as palavras que nos orientavam. Ao mesmo tempo, ela exprime o aspecto mais elementar da palavra ‘desenvolver’, que significa desenrolar”, diz Johnny Brito, designer responsável pela criação do logotipo. “Outro aspecto importante foi a preservação dos padrões da marca OAS, como cores e fontes”, aponta Vitor Patoh, sócio-diretor da Yemni. “Por se tratar de uma instituição já conhecida, recebemos parâmetros muito bem definidos. Isso pode parecer um complicador, mas, na verdade, permitiu que tivéssemos uma noção exata da necessidade da OAS”. Quando acompanhados por um trabalho sólido de criação da identidade da marca, investimentos em ações sociais como a Escola OAS geram retornos positivos não apenas para os funcionários, maspara a própria empresa. Para isso, entre anto, é preciso adotar uma política séria. Segundo Fernanda Oliveira,vários aspectos contribuem para o sucesso da OAS em seus projetos sociais. Antes de qualquer coisa, deve haver franqueza entre a empresa e a população local. “O relacionamento deve ser conduzido com transparência.

Utilizamos uma escada caracol como símbolo, para transmitir ascensão.
Desenvolvimento, crescimento e aprendizado eram as palavras que nos orientavam.”


Johnny Brito, designer

É preciso deixar claro que a empresa está na região para a construção de uma obra com prazo para terminar. As pessoas sempre conseguem visualizar os benefícios dessa parceria, mesmo que seja a curto ou médio prazo. Além disso, quando são desenvolvidos projetos sustentáveis, a comunidade pode continuar gerenciando a atividade mesmo depois da saída da empresa da região”, explica. Outro ponto relevante é oferecer aquilo que a empresa sabe fazer de melhor. “É preciso haver coerência entre o produto ou serviço oferecido pela empresa e a ação social realizada”, complementa Fernanda Oliveira. É o caso de empresas como a Natura, com projetos que desenvolvem e valorizam as comunidades fornecedoras de sua matériaprima, ou da Petrobras, com atividades direcionadas às comunidades por onde passam aos gasodutos.

Ao oferecer mais do que seus serviços e produtos, as empresas precisam garantir que se transmita à população a mensagem correta. O sucesso das ações depende dos resultados demonstrados por relatórios e premiações e da conexão entre a identidade e o trabalho executado.

Com ação e comunicação bem entrosadas, a marca lucra em todos os níveis, do fortalecimento de sua imagem à capacidade de atrair o investidor.

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